Paróquia de São Martinho de Escariz

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Paróquia de São Martinho de Escariz

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/PRQ/PVVD46

Tipo de título

Formal

Título

Paróquia de São Martinho de Escariz

Datas de produção

1598  a  1911 

Dimensão e suporte

19 lv.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Paróquia de São Martinho de Escariz

História administrativa/biográfica/familiar

A paróquia de São Martinho de Escariz e a de São Mamede de Escariz formaram antigamente, segundo Américo Costa, uma só freguesia, tornado-se depois independentes. Era vigararia da apresentação de uma conezia da Sé de Braga. Tornou-se, depois, reitoria. Segundo as "Memórias Paroquiais de 1758" pertencia ao concelho de Penela. Américo Costa referencia-a como pertencendo primeiro ao concelho de Prado e, após a extinção deste por decreto de 24 de outubro de 1855, ao concelho de Vila Verde. É composta pelos seguintes lugares: Agra, Brazilia, Calvário, Casais, Costa, Curros, Igreja, Eirados, Entre-as-Devesas, Garcio, Monte, Outeiro, Passos, Poja, Quinta, Salgueiral, Sardoal, Silveira e Tarrastal. É paróquia da diocese de Braga.

Localidade

São Martinho de Escariz, concelho de Vila Verde

História custodial e arquivística

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Vila Verde entre 1918 e 1922 (não foi possível precisar a data) e em 21 de janeiro de 1953, 8 de fevereiro de 1984 e 16 de abril de 2008.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos e testamentos.

Sistema de organização

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística