Paróquia de Fradelos

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia de Fradelos

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/PRQ/PVNF15

Title type

Atribuído

Production dates

1598  to  1911 

Dimension and support

14 lv; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Paróquia de Fradelos

Biography or history

A paróquia de Santa Leocádia de Fradelos era abadia da apresentação da Mitra, no termo de Barcelos. Esta paróquia vem referida na História Eclesiástica do Porto, a folhas 51, na cópias autêntica de uma carta do rei D. Dinis, confirmando outra dada por D. Afonso III, no Porto, em 30 de outubro de 1260, sobre a Honra de Fradelos no julgado de Vermoim. Dizia do documento que a honra pertencia a Afonso Sanches, vassalo do Infante D. Pedro, a que nas Inquirições de D. Afonso II, constava ser a dita terra de D. Martim Pires de Lameira. Esta honra passou depois para a posse do Convento de Santa Clara de Vila do Conde, por morte de D. Afonso Sanches, filho natural do rei D. Dinis e fundador daquele convento. Em 1758, existiam na paróquia a Confraria do Santissimo Sacramento, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e as seguintes ermidas: Espírito Santo, no lugar de Aldeia, Santa Bárbara no lugar de Povoação e Santa Catarina, no lugar de pedras Ruivas. Para além destes lugares é ainda composta pelos seguintes: Água Levada, Alpoim, Boa Vista, Cerejeiro, Corga, Cortinhos, Eiró, Ferreiros, Fonte, Lage, Lovanda, Mesa Chã, Pertence ao concelho de Vila Nova de Famalicão e é paróquia da diocese de Braga.

Custodial history

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Acquisition information

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Famalicão entre 1918 e 1922 (não foi possível precisar a data) e em 22 de janeiro de 1953, 26 de março de 1969, 18 de novembro de 1992 e 3 de agosto de 2011.

Scope and content

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos e crismados.

Arrangement

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Digitarq: base de dados de descrição arquivística