Paróquia de Vila Nova Famalicão

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Vila Nova Famalicão

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/PRQ/PVNF48

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Vila Nova Famalicão

Datas de produção

1606  a  1911 

Dimensão e suporte

20 lv.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Paróquia de Vila Nova Famalicão

História administrativa/biográfica/familiar

A paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão era adaia da apresentação do ordinário. A primeira referência à povoação remonta a 1205, com a concessão do primeiro foral por D. Sancho I, confirmado em 1217, por D. Afonso II. Após outorda deste foral, apenas se sabe que em 1220 era padroado real, não havendo notícia alguma sobre esta povoação até 1527, ano em que se efetuou o primeiro cadastro populacional do reino, por mandado de D. João III. Em meados do século XVI já existiam as ermidas de Santo Adrião e Santa Maria Madalena, pois nelas foram realizadas obroas entre 1522 e 1540. Em 1706, a povoação de Famalicão pertencia ao Julgado de Vermoim. Por decreto de 1 de junho de 1841, D. Maria II deu-lhe a categoria de Vila. Compreende os seguintes lugares: Cruz Velha, Famalicão, Fornelo, Louredo de Baixo, Mões de Baixo, Mões de Cima, Painçães, Pelames, Pereira, Pinheirinho, Poça do Pisco, Poço, Poído, Ribeira, Salgueiro, Santo Adrião, São Vicente, Seara, Seara Rua de Trás, Serralho, Serrões, Sincçães e Vinhal. É paróquia da diocese de Braga.

Localidade

Vila Nova de Famalicão, concelho de Vila Nova de Famalicão

História custodial e arquivística

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Famalicão entre 1918 e 1922 (não foi possível precisar a data) e em 22 de janeiro de 1953, 26 de março de 1969, 4 de janeiro de 1982, 17 de janeiro de 1986, 18 de novembro de 1992 e 3 de agosto de 2011.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos, crismados e visitações.

Sistema de organização

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística