Paróquia de Espinho

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia de Espinho

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/PRQ/PBRG12

Title type

Atribuído

Production dates

1563  to  1911 

Dimension and support

13 lv.; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Paróquia de Espinho

Biography or history

A paróquia de São Martinho de Espinho era vigararia da apresentação do Deão da Sé de Braga, no termo de Guimarães. Passou mais tarde a reitoria. Nas “Memórias Paroquiais de 1758” é referida a existência de duas irmandades, uma de Nossa Senhora do Rosário e outra de Santo António. Nela se encontra o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, sito no monte do mesmo nome, local de grande peregrinação no último domingo de Agosto. Pertence ao concelho e à diocese de Braga.

Geographic name

Espinho, concelho de Braga

Custodial history

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Acquisition information

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Braga em 1918 (não foi possível precisar a data), 30 de janeiro de 1936, 15 de janeiro de 1955, 16 de setembro de 1994, 28 de abril de 2005 e 8 de fevereiro de 2011.

Scope and content

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos, róis de crismados e testamentos.

Arrangement

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Base de dados de descrição arquivística