Paróquia de Vimieiro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Vimieiro

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/PRQ/PBRG61

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Vimieiro

Datas de produção

1562  a  1911 

Dimensão e suporte

17 lv.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Paróquia de Vimieiro

História administrativa/biográfica/familiar

A freguesia de Santa Ana de Vimieiro era sede do couto de Vimieiro, na antiga comarca de Guimarães e a paróquia era da apresentação do Colégio de São Paulo da Companhia de Jesus de Braga. Mais tarde passou a reitoria. Nela existiu o Mosteiro de Santa Maria de Vimieiro, cuja data de fundação se desconhece. Pensa-se que no século XII estaria sujeito à congregação de Cluny. Em 1469, já não tinha frades. D. Gonçalo, último abade perpétuo do Mosteiro de Tibães, uniu-o à sua casa. Assim esteve até à morte do terceiro comendatário do mesmo mosteiro. No século XVI foi doado aos Jesuítas que o uniram ao Colégio de São Paulo. A igreja matriz está colocada no mesmo locar da igreja conventual. Segundo as “Memórias Paroquiais de 1758” o pároco era confirmado e da apresentação in solidum do Reitor de Santo Antão o Velho, da cidade de Lisboa. “E antes foi abbade com cura e tinha sido da Companhia, Bentos e Templários”. Tinha duas confrarias: Rosário e Santo António e uma capela da invocação de São Bento. É paróquia da diocese de Braga.

Localidade

Vimieiro, concelho de Braga

História custodial e arquivística

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Braga em 1918 (não foi possível precisar a data), 30 de janeiro de 1936, 28 de fevereiro de 1978, 29 de janeiro de 1990, 22 de março de 2000, 19 de maio de 2008 e 8 de fevreeiro de 2011.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos e testamentos.

Sistema de organização

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística