Paróquia de São João de Rei

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia de São João de Rei

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/PRQ/PPVL23

Title type

Atribuído

Production dates

1612  to  1911 

Dimension and support

19 lv.; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Paróquia de São João de Rei

Biography or history

A paróquia de São João de Rei, com o orago de São João Batista, era abadia do Padroado Real. Em 1862, segundo a "Estatística Parochial" estava anexa à paróquia de São Pedro de Ajude. Em 1864, de acordo com a "Estatística Civil" era independente. Foi sede de um concelho com o mesmo nome, com pelourinho e justiças próprias, e o seu termo abrangia as freguesias de Verim, Monsul, São João e São Pedro de Ajude. Era do senhorio de António de Azevedo, filho de Lopo Dias de Azevedo, a quem D. João I deu o senhorio em recompensa de serviços prestados nos campos de Aljubarrota. Antes era senhorio de João Afonso de Beça que tomara partido por Castela. Em 1836, por força de grande reforma administrativa, o concelho de São João de Rei foi extinto mas restaurado logo no ano seguinte, por carta de lei de 4 de julho. Esta freguesia era sede de concelho que integrava as de Ajude, Verim, Monsul, Santo Estevão de Geraz, Santa Tecla, Covelas, Ferreiros, Moure, Águas Santas e Frande. Em 31 de dezembro de 1853 é definitivamente extinto e a freguesia é integrada no concelho de Póvoa de Lanhoso. É composta pelos seguintes lugares: Antas, Argainha, Beco, Cabo, Cancelos, Casais, Corredoura, Crasto, Gesto, Lajes, Laranjal, Largo da Aldeia, Outeiro e Requeixo. É paróquia da diocese de Braga.

Custodial history

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Acquisition information

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Póvoa de Lanhoso em 1 de agosto de 1918, 25 de outubro de 1927, 12 de julho de 1976 e 3 de outubro de 2008.

Scope and content

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos e óbitos.

Arrangement

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Digitarq: base de dados de descrição arquivística