Paróquia de São João de Rei

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de São João de Rei

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/PRQ/PPVL23

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de São João de Rei

Datas de produção

1612  a  1911 

Dimensão e suporte

19 lv.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Paróquia de São João de Rei

História administrativa/biográfica/familiar

A paróquia de São João de Rei, com o orago de São João Batista, era abadia do Padroado Real. Em 1862, segundo a "Estatística Parochial" estava anexa à paróquia de São Pedro de Ajude. Em 1864, de acordo com a "Estatística Civil" era independente. Foi sede de um concelho com o mesmo nome, com pelourinho e justiças próprias, e o seu termo abrangia as freguesias de Verim, Monsul, São João e São Pedro de Ajude. Era do senhorio de António de Azevedo, filho de Lopo Dias de Azevedo, a quem D. João I deu o senhorio em recompensa de serviços prestados nos campos de Aljubarrota. Antes era senhorio de João Afonso de Beça que tomara partido por Castela. Em 1836, por força de grande reforma administrativa, o concelho de São João de Rei foi extinto mas restaurado logo no ano seguinte, por carta de lei de 4 de julho. Esta freguesia era sede de concelho que integrava as de Ajude, Verim, Monsul, Santo Estevão de Geraz, Santa Tecla, Covelas, Ferreiros, Moure, Águas Santas e Frande. Em 31 de dezembro de 1853 é definitivamente extinto e a freguesia é integrada no concelho de Póvoa de Lanhoso. É composta pelos seguintes lugares: Antas, Argainha, Beco, Cabo, Cancelos, Casais, Corredoura, Crasto, Gesto, Lajes, Laranjal, Largo da Aldeia, Outeiro e Requeixo. É paróquia da diocese de Braga.

História custodial e arquivística

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Póvoa de Lanhoso em 1 de agosto de 1918, 25 de outubro de 1927, 12 de julho de 1976 e 3 de outubro de 2008.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos e óbitos.

Sistema de organização

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Digitarq: base de dados de descrição arquivística