Paróquia de Palmeira de Faro

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Paróquia de Palmeira de Faro

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/PRQ/PEPS13

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Palmeira de Faro

Datas de produção

1601  a  1911 

Dimensão e suporte

40 lv.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Paróquia de Palmeira de Faro

História administrativa/biográfica/familiar

A paróquia de Santa Eulália de Palmeira de Faro vem referida nas Inquirições de 1220 pertencendo às Terras de Neiva. Segundo o Padre Carvalho, era vigararia da apresentação do ordinário e Comenda da Ordem de Cristo. Segundo a “Estatística Parochial” (1862) era da apresentação do reitor de Santa Maria de Antime. Foi couto antigo, sendo esta regalia referida nas Inquirições de 1258. Américo Costa regista as seguintes capelas: Santo António do Monte, no lugar de Palmeira ou Faro, antiga e pública; Nossa Senhora de Lurdes, junto à casa de Mereces ou de Cima de Vila; outra capela cuja invocação desconhece, junto à casa da Torre; Senhor dos Desamparados, no cimo de um outeiro, no lugar de Terroso, particular. A Honra de Palmeira de Faro pertencia às freiras do Convento de Santa Clara de Vila do Conde, a qual emprazaram, em 1670, a Pedro Carneiro Gaio, filho de Manuel Gaio Carvalho, fidalgo da Casa Real. Pertence ao concelho de Esposende. É paróquia da diocese de Braga.

Localidade

Palmeira de Faro, concelho de Esposende

História custodial e arquivística

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Esposende em 1918 (não foi possível precisar a data), 18 de maio de 1953, 13 de abril de 1960, 17 de dezembro de 2003 e 8 de novembro de 2011.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos e óbitos.

Sistema de organização

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística

Unidades de descrição relacionadas

Convento de Santa Clara - Vila do Conde