Paróquia de Eira Vedra

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Paróquia de Eira Vedra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/PRQ/PVRM07

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Eira Vedra

Datas de produção

1568  a  1911 

Dimensão e suporte

19 lv.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Paróquia de Eira Vedra

História administrativa/biográfica/familiar

A paróquia de São Paio de Eira Vedra era abadia da apresentação de D. Francisco de Sousa, capitão da guarda real. Segundo o Padre Carvalho foi anexa ao mosteiro de São João e depois abadia de apresentação dos moradores, depois dos senhores da Casa de Cirgude e depois de D. Francisco de Sousa. Nas Inquirições de 1220 aparece sob a designação "de Sancto Pelagio... de Vilare... et Terra Frecta... da Pala... de Laureiro". Pertenceu ao antigo e pertence ao atual concelho de Vieira do Minho. Em 1758, existiam na paróquia três capelas: Nossa Senhora dos Remédios onde está instituída a Irmandade de São Francisco; São João batista e Santa Ana. É composta pelos seguintes lugares: Assento, Atafona, Bouçós, Espaio, Loureiro, Paço, Pala, Regada, Requeixo, São Paio, Servas, Telhada, Terrafeita, Trás do Rio e Vilar. É paróquia da diocese de Braga.

Localidade

Eira Vedra, concelho de Vieira do Minho

História custodial e arquivística

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Vieira do Minho entre 1918 e 1922 (não foi possível precisar a data), 13 de julho de 1927, 6 de junho de 1953, 6 de junho de 1955, 16 de julho de 1976, 24 de janeiro de 1984, 9 de outubro de 2003 e 15 de setembro de 2011.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos, testamentos, crismados, legados e obrigaçãoes de missas.

Sistema de organização

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística