Paróquia de Duas Igrejas

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia de Duas Igrejas

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/PRQ/PVVD14

Title type

Atribuído

Production dates

1616  to  1911 

Dimension and support

32 lv.; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Paróquia de Duas Igrejas

Biography or history

A paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas era, em 1758, reitoria da apresentação da Mitra e, segundo as "Memórias Paroquiais" daquele ano era "parte dela da comarca de Viana, concelho de Albergaria, parte do concelho de Penele, ouvidoria de Barcelos". Segundo Américo Costa, pertenceu ao concelho de Albergaria de Penela e quando este foi extinto pelo decreto de 24 de outubro de 1855, passou para o concelho de Vila Verde. Em 1758 existiam na paróquia sete irmandades: Santíssimo Sacramento, Rosário, Almas, Santo António, Caridade, Menino e Subsino, e as seguintes capelas: Senhora da Conceição no lugar de Cabanas, Santa Marta, fora do lugar de Silva, Santo António no lugar de Chasco, São Sebastião no lugar de Sobradelo e ainda a Capela de Santa Ana que é particular. É composta pelos seguintes lugares: Chasco, Assento, Azedo, Barral, barroca, Bemposta, Botão, Braziela, Bustelo, Cabanas, Cachada, Chouzela, Codeçal, Coito, Corujeira, Devesa, Eiras, Gestido, Leiras, Outeiro, paredes, Pereiro, Pinhô, Poço, Porinhoso, Ribeiro, Ribes, Bouço, Salgueiral, São Mamede, Silva, Souto, Tarrogeiro, Tomadas, Tojal, Travesselas e Veiga. Os lugares de Sobradelo, Touceira, Codessal, Gontinho e Lagoa eram mieiros, alternados a cada ano, com a paróquia de São Paio de Azões. É paróquia da diocese de Braga.

Geographic name

Duas Igrejas, concelho de Vila Verde

Custodial history

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Acquisition information

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Vila Verde entre 1918 e 1922 (não foi possível precisar a data) e em 21 de janeiro de 1953, 8 de fevereiro de 1984, 13 de julho de 1989, 16 de abril de 2008 e 30 de março de 2011.

Scope and content

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos e testamentos.

Arrangement

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Base de dados de descrição arquivística