Paróquia de Santa Maria de Prado

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia de Santa Maria de Prado

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/PRQ/PVVD42

Title type

Atribuído

Production dates

1593  to  1911 

Dimension and support

32 lv.; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Paróquia de Santa Maria de Prado

Biography or history

Antiga povoação romana como comprovam os vestígios de marcos miliários, possivelmente pertencentes a uma das vias que ligava Braga a Astorga e a ponte, obra de origem romana. A paróquia de Santa Maria de Prado era reitoria da apresentação da Mitra e comenda da ordem de Cristo. Segundo Américo Costa, tinha por anexa a paróquia de Santiago de Francelos, cuja igreja lhe serviu de matriz. Foram seus donatários os Condes de Prado e Marqueses de Minas. Em 1840 era sede do concelho de Prado. Em 24 de outubro de 1855, este concelho foi suprimido e a paróquia integrada no concelho de Vila Verde. É composta pelos seguintes lugares: Barreiro, Barreiras, Bom Sucesso, Bouça, Calçada, Caldas, campo, Carvalhal, carvalhinhos, Corga, Correcas, Carregainho, Carregosa, Eidos, Estrada, faial, Feira, Fonte, Fontinha, Forca, Francelos, Fuselha, Igreja, Loureiro, Lousa, Murta, Negreiro, Outeiro, Pentieiros, Poço, Ponte, Pontido, Portelo, Rainho, Ramalha, Ribeira, Rua Direita, Santo António, São Bento, São Gonçalo, Santiago, São Sebastião, Souto, Vila e Vilar. É paróquia da diocese de Braga.

Geographic name

Santa Maria de Prado, concelho de Vila Verde

Custodial history

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Acquisition information

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Vila Verde entre 1918 e 1922 (não foi possível precisar a data) e em 21 de janeiro de 1953, 8 de fevereiro de 1984, 13 de julho de 1989, 16 de abril de 2008 e 30 de março de 2011.

Scope and content

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos e óbitos.

Arrangement

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Base de dados de descrição arquivística