Paróquia de Valões

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Paróquia de Valões

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/PRQ/PVVD56

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Valões

Datas de produção

1583  a  1911 

Dimensão e suporte

14 lv.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Paróquia de Valões

História administrativa/biográfica/familiar

A paróquia de Santa Eulália de Valões era, segundo o Padre Carvalho, abadia da apresentação da Mitra e, segundo a "Estatística parochial", da apresentação alternativa do pontífice, de rei e do arcediago. De acordo com as "Memórias Paroquiais de 1758", o pároco é abade da apresentação, por concurso, do ordinário e a paróquia pertencia ao termo de Ponte da Barca. Nas mesmas memórias é referida a existência das confrarias de São Sebastião e Santo Nome de Deus. Em 1840 pertencia ao concelho de Aboim da Nóbrega. Passou depois, pelo decreto de 31 de dezembro de 1853, para o de Pico de Regalados. Quando este foi extinto em 24 de outubro de 1855, passou para o concelho de Vila Verde. É composta pelos seguintes lugares: Cotinhas, Custeira, Estremadouro, Goujar, Igreja, Lama, Murteira, Outeiro, Premedelos, Rego e Sequeiró. É paróquia da diocese de Braga.

Localidade

Valões, concelho de Vila Verde

História custodial e arquivística

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Vila Verde entre 1918 e 1922 (não foi possível precisar a data) e em 8 de fevereiro de 1984, 16 de abril de 2008 e 30 de março de 2011.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos e óbitos.

Sistema de organização

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística