Classification scheme

Available services

Partilhar

João Luís Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos e D. Maria Ribeiro Sousa Lopes

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/UM-ADB/FAM/ACA-10
Title type
Atribuído
Date range
1693 Date is uncertain to 1823 Date is uncertain
Dimension and support
143 docs.; papel
Holding entity
Arquivo Distrital de Braga
Producer
João Luís Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos e D. Maria Ribeiro Sousa Lopes
Biography or history
12ª geração, de um ramo colateral. João Luís Jácome de Sousa casou em 29 de Dezembro de 1755 com D. Maria Ribeiro da Silva Lopes, ele com 20 anos e ela com 15. Tiveram doze filhos. Esta última recebeu por herança o morgado de Gondizalves e o vínculo do Juro Real, ambos instituídos pelo seu tio materno o sargento-mor Francisco Ribeiro da Silva.

Foi 12º senhor da Casa e Quinta do Avelar que herdou (1789), como foi referido, de sua prima, D. Maria Máxima Jácome de Sousa juntamente com a Casa e Quinta de Proence e Santa Maria de Lamas. Da Quinta de Mouquim já havia tomado posse em 1787. Herdou de seu pai os prazos dos Pelames, Cividade e Urjães.

Sua mãe, D. Inácia Teresa, deixou o vínculo de São Vicente de Ferreira a sua irmã D. Mariana Luísa que João Luís contestou no juízo de Barcelos, no que foi seguido pelo seu filho Francisco. Em 1816, Carlos de Magalhães e Meneses, marido de D. Mariana Luísa, foi obrigado por sentença, a entregar os bens vinculados aos senhores da Casa de Avelar, já João Luís havia falecido.
Arrangement
Ordenação cronológica
Other finding aid
Archeevo: base de dados de descrição arquivística
 
Lang=pt   Lang=