Recolhimento de Santa Rosa de Lima
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/UM-ADB/MON/RSRL
Tipo de título
Atribuído
Título
Recolhimento de Santa Rosa de Lima
Datas de produção
1510
a
1883
Dimensão e suporte
239 docs.; papel
Entidade detentora
Arquivo Distrital de Braga
Produtor
Recolhimento de Santa Rosa de Lima
História administrativa/biográfica/familiar
Autorizado pelo Ordinário Bracarense em outubro de 1680, foi aberto o Recolhimento de Santa Rosa de Lima destinado a religiosas professas da Terceira Ordem de São Domingos, sob regime de perpétua clausura e debaixo da jurisdição do Provincial dos Dominicanos. Em 1699 passou a designar-se mosteiro mas a sentença apostólica da sua eração como casa professa de 2ª ordem data de junho de 1777.O decreto de 30 de Maio de 1834, inserido na "Reforma geral eclesiástica" extinguiu todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.
História custodial e arquivística
Em 1770, aquando da extinção deste mosteiro, o cartório foi incorporado no Mosteiro de Refojos de Lima.Em 30 de maio de1834 foi publicado o decreto que determinou a extinção das Ordens Religiosas, primeiro as masculinas e, depois, as femininas. No mesmo ano, formulou-se o regulamento de transferência dos bens destas ordens para a Fazenda Nacional. Por arrasto, também os cartórios monásticos foram nacionalizados pois neles se conservavam os títulos de posse e a documentação indispensável à administração dos referidos bens.Estas transferências não foram, na maioria dos casos, bem sucedidas, o que acarretou perdas irremediáveis, nalguns casos totais, no recheio de muitos destes cartórios. Como principais causas apontam-se o abandono a que muitos foram votados; os arrolamentos tardios; os incêndios; a apropriação por particulares; perdas durante o transporte e dádivas abusivas. Em 1917, com a criação do Arquivo Distrital de Braga, todos os documentos existentes nestas repartições foram transferidos para as suas instalações no edifício dos Congregados. Em 1936, ocorreu uma nova transferência, agora para o Paço Arquiepiscopal de D. José de Bragança, atuais instalações deste Arquivo, onde foram colocados no chamado Salão Paroquial.Em 1966, José Mattoso procedeu ao inventário da documentação relativa aos mosteiros beneditinos e em 1983 decidiu-se dar continuidade a este trabalho, inventariando os restantes fundos monásticos e que culminou com a publicação, em 1985, do Inventário do Fundo Monástico Conventual, pelo Arquivo Distrital de Braga.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação transferida em maio de 1917 da Repartição de Fazenda do Distrito.
Âmbito e conteúdo
O conjunto documental distribui-se pelas seguintes áreas e/ou tipologias documentais: breves, bulas, sentanças apostólicas, cartas pastorais, correspondência, embargos, foros, igrejas, obras, vedorias.
Sistema de organização
Ordenação temática e cronológica.
Condições de acesso
Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação e restrições previstas no regime geral dos arquivos e lei do património cultural (Decreto-Lei nº16/93, de 23 de janeiro e Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro).
Idioma e escrita
POR (Português)
Instrumentos de pesquisa
Archeevo: base de dados de descrição arquivística
Unidades de descrição relacionadas
Relação completiva: Portugal, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Mosteiro de Santa Rosa de Lima.