Convento de São Paio do Monte de Vila Nova de Cerveira

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Convento de São Paio do Monte de Vila Nova de Cerveira

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/MON/CSPMVNC

Tipo de título

Atribuído

Título

Convento de São Paio do Monte de Vila Nova de Cerveira

Título paralelo

Convento de São Paio dos Milagres de Vila Nova de Cerveira

Datas de produção

1615  a  1854 

Dimensão e suporte

71 docs.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Convento de São Paio do Monte de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

Fundado em 1392 por Frei Gonçalo Marinho onde antes existia uma ermida. Abandonado em 1460 pelos observantes, fora ocupado pelos claustrais até 1568 e, depois de vicissitudes várias, foi governado por vigários entre 1596-1623, em que passou a guardiania de 12 frades. Em 1642 dispunha apenas de dois livros tresladados um do outro em 1583, mas parcos em notícias. Depois de 1834 caiu em ruínas.

História custodial e arquivística

Em 30 de maio de1834 foi publicado o decreto que determinou a extinção das Ordens Religiosas, primeiro as masculinas e, depois, as femininas. No mesmo ano, formulou-se o regulamento de transferência dos bens destas ordens para a Fazenda Nacional. Por arrasto, também os cartórios monásticos foram nacionalizados pois neles se conservavam os títulos de posse e a documentação indispensável à administração dos referidos bens.Estas transferências não foram, na maioria dos casos, bem sucedidas, o que acarretou perdas irremediáveis, nalguns casos totais, no recheio de muitos destes cartórios. Como principais causas apontam-se o abandono a que muitos foram votados; os arrolamentos tardios; os incêndios; a apropriação por particulares; perdas durante o transporte e dádivas abusivas. Em 1917, com a criação do Arquivo Distrital de Braga, todos os documentos existentes nestas repartições foram transferidos para as suas instalações no edifício dos Congregados. Em 1936, ocorreu uma nova transferência, agora para o Paço Arquiepiscopal de D. José de Bragança, atuais instalações deste Arquivo, onde foram colocados no chamado Salão Paroquial.Em 1966, José Mattoso procedeu ao inventário da documentação relativa aos mosteiros beneditinos e em 1983 decidiu-se dar continuidade a este trabalho, inventariando os restantes fundos monásticos e que culminou com a publicação, em 1985, do Inventário do Fundo Monástico Conventual, pelo Arquivo Distrital de Braga.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação transferida em maio de 1917 da Repartição de Fazenda do Distrito.

Âmbito e conteúdo

O conjunto documental distribui-se pelas seguintes áreas e/ou tipologias documentais: breves, bulas, certidões. compras, obras, prazos, bens de alma, testamentos.

Sistema de organização

Ordenação temática e cronológica.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação e restrições previstas no regime geral dos arquivos e lei do património cultural (Decreto-Lei nº16/93, de 23 de janeiro e Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro).

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Archeevo: base de dados de descrição arquivística