Colégio de São Paulo de Braga

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Colégio de São Paulo de Braga

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/MON/CSPB

Tipo de título

Atribuído

Título

Colégio de São Paulo de Braga

Datas de produção

1674  a  1741 

Dimensão e suporte

18 docs.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Colégio de São Paulo

História administrativa/biográfica/familiar

O Colégio de São Paulo foi dos maiores empreendimentos do arcebispo D. Fr. Bartolomeu dos Mártires que, em 1560, o dotou e entregou à Companhia de Jesus. Em 1581 contava com 1100 alunos de Humanidades, Filosofia e Casos de Consciência. Foi o mais "categorizado centro intelectual do norte do país" ao longo de dois séculos.Após a expulsão dos Jesuítas (1759) nele funcionaram o Convento de Santa Isabel (1769-1784), o Colégio das Chagas, de Ursulinas (1785-1878), o Seminário (1880-1911), um quartel militar (1911-1948). Em 1948 foi entregue à diocese de Braga para Seminário de Filosofia, que nele funcionou até 1975.Na atualidade é ocupado pelo Museu Pio XII.

Localidade

Braga

História custodial e arquivística

Com expulsão dos Jesuítas em 1759, pelo Marquês de Pombal, todos os seus bens foram confiscados pelo Estado.Em 1917, com a criação do Arquivo Distrital de Braga, todos os documentos existentes nas repartições da Fazenda Nacional foram transferidos para as suas instalações no edifício dos Congregados. Em 1936, ocorreu uma nova transferência, agora para o Paço Arquiepiscopal de D. José de Bragança, atuais instalações deste Arquivo, onde foram colocados no chamado Salão Paroquial.Em 1966, José Mattoso procedeu ao inventário da documentação relativa aos mosteiros beneditinos e em 1983 decidiu-se dar continuidade a este trabalho, inventariando os restantes fundos monásticos e que culminou com a publicação, em 1985, do Inventário do Fundo Monástico Conventual, pelo Arquivo Distrital de Braga.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação transferida em maio de 1917 da Repartição de Fazenda do Distrito.

Âmbito e conteúdo

O conjunto documental distribui-se pelas seguintes áreas e/ou tipologias documentais: casos de consciência, igrejas, listas de colegiais, pareceres jurídicos e um prazo.

Sistema de organização

Ordenação temática e cronológica.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação e restrições previstas no regime geral dos arquivos e lei do património cultural (Decreto-Lei nº16/93, de 23 de janeiro e Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro).

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Archeevo: base de dados de descrição arquivística

Unidades de descrição relacionadas

Relação complementar: Portugal, Arquivo Distrital de Braga, Gaveta das religiões, mosteiros, ordens, colegiadas, seminários.