Classification scheme

Colégio das Artes de Coimbra

Available actions

Reader available actions

 

Colégio das Artes de Coimbra

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/MON/CAC

Title type

Atribuído

Production dates

1438  to  1863 

Dimension and support

1648 docs.; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Colégio das Artes de Coimbra

Biography or history

Fundado por D. João III, em 1542, foi entregue, pelo mesmo, à Companhia de Jesus em 1555.Com a expulsão dos Jesuítas, em 1759, este colégio prosseguiu as suas funções embora com outros professores e métodos. Continuou a usufruir, no entanto, dos rendimentos afetos à Companhia de Jesus.Em 1832, os jesuítas retomaram o seu posto onde permaneceram até 1834.

Geographic name

Coimbra

Custodial history

Com expulsão dos Jesuítas em 1759, pelo Marquês de Pombal, todos os seus bens foram confiscados pelo Estado.Em 1917, com a criação do Arquivo Distrital de Braga, todos os documentos existentes nas repartições da Fazenda Nacional foram transferidos para as suas instalações no edifício dos Congregados. Em 1936, ocorreu uma nova transferência, agora para o Paço Arquiepiscopal de D. José de Bragança, atuais instalações deste Arquivo, onde foram colocados no chamado Salão Paroquial.Em 1966, José Mattoso procedeu ao inventário da documentação relativa aos mosteiros beneditinos e em 1983 decidiu-se dar continuidade a este trabalho, inventariando os restantes fundos monásticos e que culminou com a publicação, em 1985, do Inventário do Fundo Monástico Conventual, pelo Arquivo Distrital de Braga.

Acquisition information

Documentação transferida em maio de 1917 da Repartição de Fazenda do Distrito.

Scope and content

O conjunto documental distribui-se pelas seguintes áreas e/ou tipologias documentais: arrendamentos, foros, tombos, arrematações, compras, demarcações, obras, questões jurídicas.Contém ainda documentação dos seguintes fundos: Comenda de São Mamede de Troviscoso, Couto de Luzio; Mosteiro de Santa Maria de Carqueja; São João de Longos Vales; Mosteiro de Moreira; Mosteiro de Pedroso e Mosteiro de Sanfins.

Arrangement

Ordenação temática e cronológica.

Access restrictions

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação e restrições previstas no regime geral dos arquivos e lei do património cultural (Decreto-Lei nº16/93, de 23 de janeiro e Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro).

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Archeevo: base de dados de descrição arquivística

Related material

Relação completiva: Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Mosteiro de São João de Longos Vales de Monção (PT/TT/MSJLVM)Relação completiva: Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Mosteiro de Sanfins de Friestas (PT/TT/MSF)