Arquivo da Casa de Sinde

Available actions

Reader available actions

 

Arquivo da Casa de Sinde

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/FAM/ACS

Title type

Atribuído

Production dates

1709  to  1897 

Dimension and support

24 docs.; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Família Araújo e Vasconcelos

Biography or history

A família Araújo e Vasconcelos tem a sua origem mais antiga em Fernão Velho de Araújo (f.04-12-1582), senhor do couto de Sinde, senhor de Araújo, Lóbios, Ojos, Gendive e Forno e fidalgo da Casa Real.Carlos de Araújo e Vasconcelos, filho e sucessor de Fernão Velho de Araújo, tornou-se primeiro senhor da Casa de Sinde. A referida casa e quinta situa-se no lugar do mesmo nome, na freguesia de Covelos, concelho de Póvoa de Lanhoso.A casa manteve-se na família até à morte de Francisco Manuel Perestrelo de Alarcão Marinho Pereira de Araújo Vasconcelos (1858-1939). Foi vendida em meados do século XX.

Geographic name

Covelos, concelho de Póvoa de Lanhoso

Custodial history

O primeiro instrumento de acesso a esta documentação consistiu numa listagem com a identificação de cada documento e respetivo sumário. Em 1997, esta listagem foi revista e acrescentada com a data e o n.º de documentos bem como observações consideradas relevantes. O catálogo então produzido continha também a história familiar, a história arquivística, um quadro de classificação funcional (que se reproduz em baixo) e índices cronológico e onomástico. Quadro de classificação (1997)Fundo: Casa de SindeSecção: A/PatrimónioSubsecção: A/Títulos de BensSérie: 01/Certidão de tomboSérie: 02/Esclarecimento de tomboSubsecção: B/Administração de bensSérie: 03/Sentenças cíveisSérie: 04/Termo de obrigaçãoSérie: 05/Transação de bensSérie 06/Conciliações

Acquisition information

Documentação entregue ao Arquivo Distrital de Braga em Julho de 1992 pelos, aquela data, proprietários da casa.

Scope and content

Sentenças, certidões e esclarecimentos relacionados com a gestão patrimonial, designadamente, a posse das águas dos ribeiros que atravessavam a Quinta de Sinde.

Arrangement

Documentação agrupada por produtores, constituindo estes sub-fundos, e ordenada cronologicamente.

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Base de dados de descrição arquivística