Arquivo da Casa de Sinde
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/UM-ADB/FAM/ACS
Tipo de título
Atribuído
Título
Arquivo da Casa de Sinde
Datas de produção
1709
a
1897
Dimensão e suporte
22 docs.; papel
Entidade detentora
Arquivo Distrital de Braga
Produtor
Família Araújo e Vasconcelos
História administrativa/biográfica/familiar
A família Araújo e Vasconcelos tem a sua origem mais antiga em Fernão Velho de Araújo (f.04-12-1582), senhor do couto de Sinde, senhor de Araújo, Lóbios, Ojos, Gendive e Forno e fidalgo da Casa Real.Carlos de Araújo e Vasconcelos, filho e sucessor de Fernão Velho de Araújo, tornou-se primeiro senhor da Casa de Sinde. A referida casa e quinta situa-se no lugar do mesmo nome, na freguesia de Covelos, concelho de Póvoa de Lanhoso.A casa manteve-se na família até à morte de Francisco Manuel Perestrelo de Alarcão Marinho Pereira de Araújo Vasconcelos (1858-1939). Foi vendida em meados do século XX.
Localidade
Covelos, concelho de Póvoa de Lanhoso
História custodial e arquivística
O primeiro instrumento de acesso a esta documentação consistiu numa listagem com a identificação de cada documento e respetivo sumário. Em 1997, esta listagem foi revista e acrescentada com a data e o n.º de documentos bem como observações consideradas relevantes. O catálogo então produzido continha também a história familiar, a história arquivística, um quadro de classificação funcional (que se reproduz em baixo) e índices cronológico e onomástico. Quadro de classificação (1997)Fundo: Casa de SindeSecção: A/PatrimónioSubsecção: A/Títulos de BensSérie: 01/Certidão de tomboSérie: 02/Esclarecimento de tomboSubsecção: B/Administração de bensSérie: 03/Sentenças cíveisSérie: 04/Termo de obrigaçãoSérie: 05/Transação de bensSérie 06/Conciliações
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação entregue ao Arquivo Distrital de Braga em Julho de 1992 pelos, aquela data, proprietários da casa.
Âmbito e conteúdo
Sentenças, certidões e esclarecimentos relacionados com a gestão patrimonial, designadamente, a posse das águas dos ribeiros que atravessavam a Quinta de Sinde.
Sistema de organização
Documentação agrupada por produtores, constituindo estes sub-fundos, e ordenada cronologicamente.
Idioma e escrita
POR (Português)
Instrumentos de pesquisa
Base de dados de descrição arquivística