Plano de classificação

Viscondes de Vila Nova de Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Viscondes de Vila Nova de Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/FAM/VVNC

Tipo de título

Atribuído

Título

Viscondes de Vila Nova de Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima

Título paralelo

Família Lima

Datas de produção

1371  a  1851 

Dimensão e suporte

167 docs.

Extensões

0 Caixa

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Família Lima, Viscondes de Vila Nova de Cerveira

História administrativa/biográfica/familiar

O primeiro título de Visconde concedido em Portugal foi o de Visconde de Vila Nova de Cerveira.Foi primeiro Visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Leonel de Lima, filho do alcaide-mor de Ponte de Lima, senhor de Arcos de Valdevez, Fernão Eanes de Lima e de D. Teresa da Silva. Casou com Filipa da Cunha.Foi segundo Visconde de Vila Nova de Cerveira seu filho, D. João de Lima, do conselho de D. Afonso V e D. João II e alcaide-mor de Ponte de Lima. Este casou, primeiro, com D. Catarina de Ataíde e depois com D. Isabel de Brito.O terceiro Visconde de Vila Nova de Cerveira foi D. Francisco de Lima, filho de D. João de Lima. Foi do conselho de D. João III. Casou com D. Isabel de Noronha, filha dos 2.º Condes de Abrantes.D. João de Lima, filho dos anteriores sucede no título tornando-se 4.º Visconde de Vila Nova de Cerveira. Casou com D. Inês de Noronha, filha de João Rodrigues de Sá.Seu filho, D. Francisco de Lima, torna-se no 5.º Visconde de Vila Nova de Cerveira. Casou com D. Brites de Alcáçova.Sucedeu-lhe na casa, mas não no título, sua filha D. Inês de Lima que casou com Luís de Brito Nogueira, senhor do Morgado de São Lourenço de Lisboa ou de Santa Ana, instituído por Mestre Pedro Nogueira, e do Morgado de Santo Estêvão de Beja.O título de Marquês de Ponte de Lima é alcançado por D. Tomás Xavier de Lima Nogueira Vasconcelos Teles da Silva.

História custodial e arquivística

Este conjunto documental constituía, juntamente com outros fundos, documentos e publicações, a "Livraria Oliveira" que pertenceu a Manuel José de Oliveira (1877-1918), médico e bibliófilo de Ponte de Lima.Após o seu falecimento, a referida livraria foi adquirida pela Câmara Municipal de Braga. Em 1926 ocorre a sua incorporação no Arquivo Distrital e Biblioteca Pública de Braga numa permuta por livros existentes nesta instituição.Impressos e manuscritos foram divididos respetivamente pela Biblioteca Pública e pelo Arquivo Distrital. Este conjunto de manuscritos ficou conhecido como "Fundo Barca-Oliveira". Contudo, posteriores tratamentos arquivísticos determinaram que os mesmos fossem separados pelos respetivos produtores, designadamente, Família Araújo de Azevedo, Francisco José Maria de Brito e Viscondes de Vila Nova de Cerveira.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Permuta com a Câmara Municipal de Braga em 1926.

Âmbito e conteúdo

Documentação de aquisição e gestão do património familiar como compras, vendas, prazos e aforamentos; de natureza política como mercês, ordenações e privilégios concedidos por reis; e de administração dos bens da Coroa sitos em Ponte de Lima.

Sistema de organização

Orgânica e cronológica.

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística

Unidades de descrição relacionadas

Relação completiva: Arquivo privado na posse do Eng.º Vascovcellos e Souza, tratado arquivísticamente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Descrições arquivísticas disponíveis em: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4343878 (PT/TT/VNC).Relação completiva: Arquivo Municipal de Ponte de Lima. PT/AMPL/VVNC/0001).

Notas de publicação

Referência bibliográficaLOPES, Filipa - História(s) de uma Casa e um arquivo: Os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XVI-XVII). Lisboa: FCSH-UNL, École nationale des chartes, 2023. Tese de doutoramento. Disponível em: https://run.unl.pt/10362/164643.
Referência bibliográficaROSA, Maria de Lurdes - “Os espelhos e os seus outros lados. Inventários e gestão da informação documental do Viscondado de Vila Nova de Cerveira / Marquesado de Ponte de Lima e família Brito-Nogueira, séculos XV-XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 571-596. Disponível em: https://www.academia.edu/8781643/Os_espelhos_e_os_seus_outros_lados_Invent%C3%A1rios_e_gest%C3%(...)
Referência bibliográficaRODRIGUES, Abel - Os Arquivos Pessoais e Familiares de Arquivo Distrital de Braga/Universidade do Minho. Uma Abordagem Sistémica. In Actas do 2º Congresso Internacional Casa Nobre. Arcos de Valdevez: Casa das Artes. 2008.