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Classification scheme
MON/OCI
Ordem dos Cistercienses
0001
Capítulo Geral
1786/1786
0002
Definições que fazem nos Capítulos Gerais
1630/1748
0003
Leis que se fizeram no Capítulo Geral
1672/1705
0004
Leis que se fizeram no Capítulo Geral
1711/1734
0005
Leis do Capítulo Geral
1778/1802
0006
Regimento dos visitadores
0007
Resoluções tidas em juntas do Capítulo Geral
1725/1753
0008
Autenticação de relíquias de Santos. Carta Pastoral. Cerimonial cisterciense
0009
Breves. Confirmação dos privilégios da Ordem. Decretos do Ordinário. Fragmentos dos estatutos
1564/1770
0010
Capítulos Gerais
0011
Igrejas: confirmações
0012
Patentes. Visitações.
0013
Vária
Ordem dos Cistercienses
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Ordem dos Cistercienses
Description details
Record not reviewed.
Description level
Fonds
Reference code
PT/UM-ADB/MON/OCI
Title type
Atribuído
Dimension and support
37 doc.; papel
Holding entity
Arquivo Distrital de Braga
Producer
Ordem dos Cistercienses
Custodial history
Em 30 de maio de 1834 foi publicado o decreto que determinou a extinção das Ordens Religiosas, primeiro as masculinas e, depois, as femininas. No mesmo ano, formulou-se o regulamento de transferência dos bens destas ordens para a Fazenda Nacional. Por arrasto, também os cartórios monásticos foram nacionalizados pois neles se conservavam os títulos de posse e a documentação indispensável à administração dos referidos bens.
Estas transferências não foram, na maioria dos casos, bem sucedidas, o que acarretou perdas irremediáveis, nalguns casos totais, no recheio de muitos destes cartórios. Como principais causas apontam-se o abandono a que muitos foram votados; os arrolamentos tardios; os incêndios; a apropriação por particulares; perdas durante o transporte e dádivas abusivas.
Em 1917, com a criação do Arquivo Distrital de Braga, todos os documentos existentes nestas repartições foram transferidos para as suas instalações no edifício dos Congregados. Em 1936, ocorreu uma nova transferência, agora para o Paço Arquiepiscopal de D. José de Bragança, atuais instalações deste Arquivo, onde foram colocados no chamado Salão Paroquial.
Em 1966, José Mattoso procedeu ao inventário da documentação relativa aos mosteiros beneditinos e em 1983 decidiu-se dar continuidade a este trabalho, inventariando os restantes fundos monásticos e que culminou com a publicação, em 1985, do Inventário do Fundo Monástico Conventual, pelo Arquivo Distrital de Braga.
Acquisition information
Documentação transferida em maio de 1917 da Repartição de Fazenda do Distrito.
Scope and content
Documentação geral.
Access restrictions
Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação e restrições previstas no regime geral dos arquivos e lei do património cultural (Decreto-Lei nº16/93, de 23 de janeiro e Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro).
Other finding aid
Base de dados de descrição arquivística