BackgroundImage

Welcome to Arquivo Distrital de Braga

O Arquivo Distrital de Braga (ADB) é uma unidade cultural da Universidade do Minho (UM), membro do respetivo Conselho Cultural, com competências de arquivo regional para a área do distrito de Braga. Tem como missão a salvaguarda, valorização e divulgação do património arquivístico que custodia, bem como a prestação de um serviço público que decorre das características dos fundos que detém e que recebe por imperativo legal.

Fundado em 1917, custodia cerca de cinco quilómetros de documentos produzidos ao longo dos últimos 12 séculos, incluindo transcrições de documentos anteriores, desde o século VI.

Através deste motor de pesquisa, disponibiliza-se o acesso às descrições arquivísticas deste vasto e importante património onde se alicerça a construção da memória coletiva e se apoia o exercício da cidadania.

Uma parte substancial da informação agora disponível é proveniente de antigas bases de dados não normalizadas, construídas com aplicações que, à data, não aceitavam acentos e outros sinais gráficos. Apesar das correções efetuadas, subsistem ainda muitas palavras não acentuadas (nomes), pela que solicitamos a compreensão dos nossos utilizadores e sugerimos a pesquisa também com termos não acentuados.

Agradecemos, desde já, a cooperação no sentido de melhorarmos este instrumento de pesquisa e não hesite em nos colocar as questões, críticas e sugestões que tiver por pertinentes.

Lang=pt   Lang=