Mosteiro de São Bento de Barcelos
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/UM-ADB/MON/MSBB
Tipo de título
Atribuído
Título
Mosteiro de São Bento de Barcelos
Datas de produção
1698
a
1849
Dimensão e suporte
34 u.i.; papel
Entidade detentora
Arquivo Distrital de Braga
Produtor
Mosteiro de São Bento de Barcelos
História administrativa/biográfica/familiar
Mosteiro de monjas beneditinas primeiramente fundado em Monção, sob invocação de Nossa Senhora da Conceição, a expensas de Paio Gomes Pereira, para freiras dominicanas. Pouco tempo depois adoptou a observância beneditina. A sua comunidade foi três vezes transferida para Braga durante as Guerras da Restauração, entre 1659 e 1704. A última foi definitiva porque o mosteiro foi demolido para alterar as muralhas da vila. Ali permaneceram com as monjas do Salvador até 1713, enquanto se construia novo mosteiro em Barcelos. Fechadas as portas do noviciado poelos decretos de 1833, as duas monjas que tinha em 1846 foram enviadas para Viana do Castelo e o mosteiro cedido à irmandade de Nossa Senhora do Terço.
Localidade
Barcelos
História custodial e arquivística
Em 30 de maio de1834 foi publicado o decreto que determinou a extinção das Ordens Religiosas, primeiro as masculinas e, depois, as femininas. No mesmo ano, formulou-se o regulamento de transferência dos bens destas ordens para a Fazenda Nacional. Por arrasto, também os cartórios monásticos foram nacionalizados pois neles se conservavam os títulos de posse e a documentação indispensável à administração dos referidos bens.Estas transferências não foram, na maioria dos casos, bem sucedidas, o que acarretou perdas irremediáveis, nalguns casos totais, no recheio de muitos destes cartórios. Como principais causas apontam-se o abandono a que muitos foram votados; os arrolamentos tardios; os incêndios; a apropriação por particulares; perdas durante o transporte e dádivas abusivas. Em 1917, com a criação do Arquivo Distrital de Braga, todos os documentos existentes nestas repartições foram transferidos para as suas instalações no edifício dos Congregados. Em 1936, ocorreu uma nova transferência, agora para o Paço Arquiepiscopal de D. José de Bragança, atuais instalações deste Arquivo, onde foram colocados no chamado Salão Paroquial.Em 1966, José Mattoso procedeu ao inventário da documentação relativa aos mosteiros beneditinos e em 1983 decidiu-se dar continuidade a este trabalho, inventariando os restantes fundos monásticos e que culminou com a publicação, em 1985, do Inventário do Fundo Monástico Conventual, pelo Arquivo Distrital de Braga.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação transferida em maio de 1917 da Repartição de Fazenda do Distrito.
Âmbito e conteúdo
O conjunto documental distribui-se pelas seguintes áreas: freguesias, igrejas anexas, arrendamentos, dotes e testamentos, dívidas, pensões, tombos, recibos.
Sistema de organização
Ordenação cronológica
Condições de acesso
Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação e restrições previstas no regime geral dos arquivos e lei do património cultural (Decreto-Lei nº16/93, de 23 de janeiro e Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro).
Idioma e escrita
POR (Português)
Instrumentos de pesquisa
Base de dados de descrição arquivística