Paróquia de Gandra

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Paróquia de Gandra

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/UM-ADB/PRQ/PEPS09

Tipo de título

Atribuído

Título

Paróquia de Gandra

Datas de produção

1613  a  1911 

Dimensão e suporte

36 lv.; papel

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Braga

Produtor

Paróquia de Gandra

História administrativa/biográfica/familiar

A paróquia de São Martinho de Gandra vem referida nas Inquirições de 1220 com a designação de São Martinho de Gandara, na Terra de Neiva, e onde se diz que a sua igreja tem sesmarias, casais e quintas. Também vem referida nas Inquirições de 1258. Em 7 de maio de 1350, o Arcebispo de Braga D. Guilherme deu comissão ao cónego da sua Sé, Pedro de Margarida, e ao prior de Santo Monte da Ordem de Cluny, Guilherme Gaidelli, para unirem a igreja de São Martinho da Gandra à igreja de São Miguel de Marinhas, a instâncias do pároco desta freguesia. Era vigararia da apresentação do Cabido da Sé de Braga, no termo de Esposende. Nas “Memórias Paroquiais de 1758” é referida a existência da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, com festa em oito de setembro. É paróquia da diocese de Braga.

Localidade

Gandra, concelho de Esposende

História custodial e arquivística

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Esposende em 1918 (não foi possível precisar a data), 18 de maio de 1953, 28 de janeiro de 1958, 13 de abril de 1960, 17 de dezembro de 2003 e 8 de novembro de 2011.

Âmbito e conteúdo

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos e testamentos.

Sistema de organização

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Condições de acesso

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Idioma e escrita

POR (Português)

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística