Política de privacidade
Esta "Política de Privacidade" tem como objetivo dar a conhecer as regras gerais de recolha e tratamento de dados, incluíndo, dados pessoais, em estrito respeito pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados¹.
Ao utilizar este Serviço estará a confiar-nos informação que poderá ser considerada pessoal. Esta Política de Privacidade destina-se a ajudar o utilizador a compreender os dados que recolhemos, o motivo pelo qual o fazemos e o que fazemos com esses dados. Este assunto é importante e esperamos que leia este documento atentamente.
Entenda-se por Serviço o conjunto de funcionalidades oferecidas por este website aos seus utilizadores.
Este Serviço pode ser utilizado de variadíssimas formas, e.g. para pesquisar e partilhar informação, comunicar com a instituição que presta o Serviço, descarregar conteúdos, etc. Quando partilha informações connosco, por exemplo, ao criar uma conta de utilizador, dá-nos a possibilidade de aumentar o leque de serviços que lhe prestamos. À medida que utiliza este Serviço, queremos que esteja perfeitamente ciente da forma como utilizamos a sua informação e dos meios de que dispõe para proteger a sua privacidade.
A nossa Política de Privacidade explica:
- O que são dados pessoais
- Quem é o responsável pelo tratamento dos dados
- Que informação é recolhida
- Como utilizamos essa informação
- Como garantimos a segurança da informação
- Que direitos possuem os utilizadores
O que são dados pessoais?
Quando nos referimos a dados pessoais referimo-nos a informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.
É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.
Como utilizamos essa informação?
A organização que presta este Serviço utiliza os dados que recolhe de e sobre si para lhe prestar o serviço de elevada qualidade. Esses dados podem ser utilizados para avaliar e melhorar o Serviço e as suas funcionalidades, melhorar a sua experiência de utilização, facultar apoio ao utilizador, etc.
Quando a informação recolhida de e sobre si não o identifique pessoalmente nem permita que seja, direta ou indiretamente, identificado, poderemos usar essa informação para qualquer fim ou partilhá-la com terceiros, e.g. para efeitos de investigação científica ou estatística.
Adicionalmente, poderemos usar os dados recolhidos de e sobre si para os seguintes fins:
- Permitir que terceiros assistam na prestação do serviço. A informação que recolhemos de e sobre si pode ser disponibilizada a terceiros com os quais estabelecemos relações de confiança, tais como fornecedores ou parceiros, que nos auxiliarão na gestão e/ou fornecimento do serviço. Isto inclui parceiros responsáveis pela manutenção do serviço.
- Para o contactarmos. A organização que presta este Serviço poderá utilizar os seus dados para o contactar e/ou notificar de eventuais situações que tenham que ver com a prestação do Serviço, incluindo notificações a respeito de alterações no Serviço prestado ou nas Políticas estabelecidas.
- Proteger direitos. Podem existir situações em que seja necessário usar ou divulgar os seus dados, por acreditar, de boa fé, que tal uso ou divulgação é necessário para: (i) proteger, aplicar, ou defender direitos legais, a privacidade, a segurança, ou a propriedade da organização ou terceiros; (ii) proteger a segurança, privacidade e estabilidade dos utilizadores do serviço ou de membros do público; (iii) proteger-se contra a fraude e para efeitos de gestão do risco; (iv) cumprir a lei ou uma ordem judicial; ou (v) responder a solicitações de autoridades públicas e governamentais.
- Fusão ou venda de ativos. Caso a organização que presta o Serviço venda parte ou a totalidade do seu negócio, venda ou transfira os seus ativos ou esteja envolvida numa fusão ou transferência de todo ou de uma parte substancial da sua atividade (incluindo no âmbito de um processo de insolvência ou similar), poderá transferir os seus dados, enquanto parte integrante da transação, para a parte ou partes envolvidas na transação.
Como garantimos a segurança da informação
Este serviço utiliza todas as medidas técnicas e organizativas que considera adequadas e financeiramente razoáveis com vista à proteção da informação que esteja em seu poder contra a perda acidental, a destruição, acidental ou ilícita, o roubo, o acesso não autorizado, a divulgação ou a alteração daquela informação.
Em caso de divulgação indevida da informação recolhida, os utilizadores serão notificados pela organização prestadora do serviço.
Informações como passwords e números de cartão de crédito não são guardadas pelo serviço na sua forma natural e legível. São utilizadas técnicas criptográficas que impedem a descoberta destas informações.
Que direitos possuem os utilizadores?
O utilizador tem o direito a aceder à informação que guardamos a seu respeito. Caso deseje obter mais informação a este respeito, contacte-nos através de qualquer um dos contactos associados a este Serviço.
Caso o utilizador pretenda aceder, rever, corrigir, atualizar, eliminar ou limitar a nossa utilização dos dados pessoais que nos facultou, poderá contactar-nos conforme definido no parágrafo anterior. O pedido de acesso aos dados pessoais deverá incluir os seguintes elementos: endereço de e-mail, nome, morada e telefone do utilizador requerente e especificar qual a informação a que pretende aceder, alterar, atualizar ou suprimir. Tentaremos dar resposta ao seu pedido com a maior brevidade possível.
O utilizador possui também o direito de eliminar (ou anonimizar) toda a informação que o Serviço possui sobre si. Caso deseje obter mais informação a este respeito, contacte-nos através de qualquer um dos contactos associados a este Serviço.