Paróquia de São Vítor

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia de São Vítor

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/PRQ/PBRG51

Title type

Atribuído

Production dates

1607  to  1911 

Dimension and support

88 lv.; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Paróquia de São Vítor

Biography or history

A paróquia de São Vítor é antiquíssima paróquia urbana da cidade de Braga. Américo Costa relata: “Quando São Martinho de Dume no ano 565 fundara junto a Braga o mosteiro da Ordem de São Bento, chamado de Santo Antão; doou-lhe o clérigo Vasco Mendes a sua Quinta de S. Victouro, nos aros da cidade impondo-lhe a obrigação de crear alli um mosteiro com capelães de S. Victor.” Segundo o mesmo autor, foi este mosteiro doado, em 1096, ao arcebispo D. Geraldo. Foi reedificado e sagrado por D. Paio Mendes (1118 a 1137), que tomou o título de abade de S. Vítor, transmitindo-o aos seus sucessores. O templo atual foi edificado no mesmo sítio do antigo, pelo arcebispo D. Luís de Sousa, em 1689. Esta era a maior freguesia da cidade de Braga e foi por isso dividida pelo arcebispo D. José de Bragança. Para uns autores esta divisão terá ocorrido em 1747, para outros em 1748. Com parte do seu território foi instituída a paróquia de São José de São Lázaro. Segundo as “Memórias Paroquiais de 1758”, a igreja de São Vítor era vigararia perpetua da apresentação do Arcebispo. Tinha cinco confrarias: Confraria do Senhor, Confraria do Senhor das Necessidades, Confraria de S. Tiago, unida à de Santa Susana, Confraria de São Sebastião e Confraria das Almas. As seguintes capelas: : Capela de São Vicente com irmandade e as confrarias das Almas e da Senhora da Luz; Capela de Senhora a Branca com irmandade dos clérigos desta cidade; Capela da Senhora das Mercês de João Pereira do Lago; Capela de S. Vítor de Martinho da Silva de Abreu e Sousa; Capela da Senhora da Piedade, da Quinta de Almada; Capela de Santa Tecla de D. João de Sousa, sita no mesmo lugar; Capela de Senhora de Guadalupe com confraria da mesma santa; Oratório público com a degolação de S. Vítor, sita na estrada que vem de Carvalho de Este, por ser este o sítio do seu martírio; Capela do Hospício com o orago de Senhora do Rosário e Capela de São Vicente. Os seguintes conventos: Recolhimento de São Domingos e Recolhimento de Santa Maria Madalena ou Convertidas. É paróquia da diocese de Braga.

Geographic name

São Vítor, concelho de Braga

Custodial history

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Acquisition information

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Braga em 7 de maio de 1918, 30 de janeiro de 1936, 14 de janeiro de 1939, 14 de janeiro de 1943, 5 de fevereiro de 1951, 28 de fevereiro de 1978, 29 de outubro de 1990, 16 de setembro de 1994, 22 de março de 2000, 28 de abril de 2005, 19 de maio de 2008 e 8 de fevereiro de 2011.

Scope and content

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos e óbitos.

Arrangement

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Base de dados de descrição arquivística