Paróquia de Fonte Arcada

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia de Fonte Arcada

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/UM-ADB/PRQ/PPVL09

Title type

Atribuído

Production dates

1587  to  1911 

Dimension and support

47 lv.; papel

Holding entity

Arquivo Distrital de Braga

Producer

Paróquia de Fonte Arcada

Biography or history

A paróquia de São Salvador de Fonte Arcada era, segundo o Padre Carvalho, vigararia da apresentação do Cabido de Braga. Seundo a "Estatística Parochial" de 1862, era da apresentação patriarcal. Segundo as "Memórias Paroquiais de 1758" também era da apresentação do Colégio da Santa Igreja Patriarcal de Lisboa. Nela existiam seis ermidas: Nossa Senhora do Rosário, com as irmandades de São Pedro e das Almas, São João, Santa Luzia, São Brás, Santo António e São Gonçalo. Tinha dois vigários que eram curam alternados desta igreja e da igreja de São Martinho de Galegos. Diz o Padre Carvalho que São Salvador de Fonte Arcada foi mosteiro de frades bentos, fundado em lugar fértil e aprazível por D. Godinho fafes, pelos anos de 1067, que era pai do rico-homem D. Fafes Luz, alferes-mor do Conde D. Henrique, e filho do Conde D. Fafes Sarrazim de Lanhoso, também rico-homem, cuja morada foi em São Martinho de Galegos. É composta pelos seguintes lugares: Abouço, Agra, Aldeia, Arrifana, Barreiro, Bogães, Bubeiro, Carvalhal, Cortes, Costa, Cumieira, Cruzeuri, Eiro, Fonte, Moinhos Novos, Oliveira, Paredes, Portela, Quintã, Santa Luzia, São Brás, Simães, Vale Bom, Várzeas e Vides. É paróquia da diocese de Braga.

Geographic name

Fonte Arcada, concelho de Póvoa de Lanhoso

Custodial history

A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.

Acquisition information

Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Póvoa de Lanhoso em 1 de agosto de 1918, 23 de novembro de 1936, 28 de janeiro de 1953, 22 de janeiro de 1958, 12 de julho de 1976 e 3 de outubro de 2008.

Scope and content

Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos e testamentos.

Arrangement

Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.

Access restrictions

Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.

Language of the material

POR (Português)

Other finding aid

Base de dados de descrição arquivística