Available services

Partilhar

Paróquia de Marinhas

Record not reviewed.
Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/UM-ADB/PRQ/PEPS12
Title type
Atribuído
Date range
1624 Date is uncertain to 1911 Date is uncertain
Dimension and support
39 lv.; papel
Holding entity
Arquivo Distrital de Braga
Producer
Paróquia de Marinhas
Biography or history
A paróquia de São Miguel das Marinhas vem referida nas Inquirições de 1220 como São Miguel de Zopães da Terra do Neiva. Nelas de diz que o rei tem aqui seu reguengo, que o rei não é padroeiro e que esta igreja tem sesmarias, quebrados, uma granja e vários casais. Nas Inquirições de 1258 volta a ser referido que o rei não é padroeiro e que o Mosteiro de Bouro comprou dois casais em Góios que costumavam dar renda ao agora, mas que já não davam. Em 7 de maio de 1350, o Arcebispo de Braga D. Guilherme, a instâncias do pároco de Cepães ou Zopães, deu comissão ao cónego da sua Sé, Pedro de Margarida, e ao prior de Santo Monte da Ordem de Cluny, Guilherme Gaidelli, para unirem a esta a igreja de São Martinho da Gandra. No Censo da População de 1527, Zopães/Cepães aparece já com o nome de Marinhas. Era vigararia da apresentação do ordinário no termo de Esposende. Passou mais tarde a reitoria. É paróquia da diocese de Braga.
Geographic name
Marinhas, concelho de Esposende
Custodial history
A partir de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais foram entregues, por determinação legal, às repartições do Registo Civil, criado em 18 de Fevereiro do mesmo ano, onde permaneceram até à sua incorporação nos Arquivos Distritais, após decorrerem 100 anos sobre a data de elaboração do último registo. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel.
Acquisition information
Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Esposende em 1918 (não foi possível precisar a data), 18 de maio de 1953, 17 de dezembro de 2003 e 8 de novembro de 2011.
Scope and content
Documentação formada por livros agrupados nas seguintes séries: batismos, casamentos, óbitos e testamentos.
Arrangement
Documentos agrupados pela série documental respetiva (batismos, casamentos, etc.) e ordenados cronologicamente.
Access restrictions
Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação.
Language of the material
POR (Português)
Other finding aid
Base de dados de descrição arquivística
Related material
Mosteiro de Santa Maria de Bouro - Amares

Paróquia de Esposende - Esposende
 
Lang=pt   Lang=