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Colégio de Nossa Senhora do Carmo de Braga

Record not reviewed.
Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/UM-ADB/MON/CNSCBRG
Title type
Atribuído
Date range
1764 Date is uncertain to 1842 Date is uncertain
Dimension and support
60 docs.; papel
Holding entity
Arquivo Distrital de Braga
Producer
Colégio de Nossa Senhora do Carmo
Biography or history
Fundado em fevereiro de 1653 pelo carmelita bracarense P. Fr. José do Espírito Santo, em casa do Campo de S. Sebastião, na cidade de Braga, seria trasladado para a nova casa iniciada em novembro de 1654. Envolvido em contendas com o clero paroquial, em 1656, nelas se manteve até 1720 por causa de direitos funerários. Em 1739 foi destinado a Colégio de Filosofia e, em 1744, de Teologia. Extinto pelo decreto de 9 de agosto de 1833 (que abolia as casas religiosas com menos de 12 religiosos) funcionaria, em parte das suas dependências, o hospital militar e, mais tarde, o Colégio Dublim. O serviço do culto na igreja foi confiado em 1835 provisoriamente e em 1865 definitivamente, à Irmandade do Carmo. Após a República, foram os franciscanos (então residentes nas imediações) que do culto se incumbiram até fevereiro de 1961. Em março deste ano regressaram os carmelitas descalços.
Geographic name
Braga
Custodial history
Em 30 de maio de1834 foi publicado o decreto que determinou a extinção das Ordens Religiosas, primeiro as masculinas e, depois, as femininas. No mesmo ano, formulou-se o regulamento de transferência dos bens destas ordens para a Fazenda Nacional. Por arrasto, também os cartórios monásticos foram nacionalizados pois neles se conservavam os títulos de posse e a documentação indispensável à administração dos referidos bens.

Estas transferências não foram, na maioria dos casos, bem sucedidas, o que acarretou perdas irremediáveis, nalguns casos totais, no recheio de muitos destes cartórios. Como principais causas apontam-se o abandono a que muitos foram votados; os arrolamentos tardios; os incêndios; a apropriação por particulares; perdas durante o transporte e dádivas abusivas.

Em 1917, com a criação do Arquivo Distrital de Braga, todos os documentos existentes nestas repartições foram transferidos para as suas instalações no edifício dos Congregados. Em 1936, ocorreu uma nova transferência, agora para o Paço Arquiepiscopal de D. José de Bragança, atuais instalações deste Arquivo, onde foram colocados no chamado Salão Paroquial.

Em 1966, José Mattoso procedeu ao inventário da documentação relativa aos mosteiros beneditinos e em 1983 decidiu-se dar continuidade a este trabalho, inventariando os restantes fundos monásticos e que culminou com a publicação, em 1985, do Inventário do Fundo Monástico Conventual, pelo Arquivo Distrital de Braga.
Acquisition information
Documentação transferida em maio de 1917 da Repartição de Fazenda do Distrito.
Scope and content
Um documento de dúvidas ao definitório e empréstimos de dinheiro a juros.
Arrangement
Ordenação temática e cronológica.
Access restrictions
Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação e restrições previstas no regime geral dos arquivos e lei do património cultural (Decreto-Lei nº16/93, de 23 de janeiro e Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro).
Language of the material
POR (Português)
Other finding aid
Digitarq: base de dados de descrição arquivística
 
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