Available services

Partilhar

International Federation for Information Processing

Federação Internacional para o Processamento de Informação

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/UM-ADB/ASS/IFIP
Title type
Formal
Date range
1959 Date is uncertain to 1998 Date is uncertain
Dimension and support
1510 documentos
Holding entity
Arquivo Distrital de Braga
Producer
International Federation for Information Processing
Biography or history
Em 1960, a Federação Internacional para o Processamento de Informação (IFIP) funda-se, sob os auspícios da UNESCO, após o Primeiro Congresso Mundial de Computadores realizado em Paris no ano anterior.

Na sua gênese o objetivo do IFIP é duplo: apoiar o processamento da informação nos seus países membros e incentivar a transferência de tecnologia para países em vias de desenvolvimento. É uma organização global para investigadores e profissionais que trabalham no campo das tecnologias de informação e comunicação, conduzir pesquisas, desenvolver padrões e promover a partilha de conhecimento, sem fins lucrativos.

A sua missão é ser uma organização verdadeiramente internacional, apolítica, que incentiva e auxilia no desenvolvimento, exploração e aplicação da tecnologia da informação para o benefício de todas as pessoas. O seu presidente fundador foi Isaac L. Auerbach (1960-1965).

Na reunião de Roma (Itália), em junho de 1960, foi estabelecida formalmente a sua estrutura:

- Assembleia Geral que toma decisões sobre os seus desenvolvimentos mais importantes, incluindo a aceitação de novas sociedades membro e o estabelecimento de novos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho, bem como questões financeiras e organizacionais. No voto na Assembleia Geral e em Comitês Técnicos aplicou-se o princípio de voto das Nações Unidas e da UNESCO: “Um país-Um voto”;

- Conselho Executivo, composto por um Presidente e vários Vice-Presidentes;

- Secretário Honorário;

- Tesoureiro Honorário, eleitos entre os representantes das Sociedades Membros;

- Secretariado do IFIP (inicialmente em Amsterdão / Holanda, atualmente no Luxemburgo.

O desenvolvimento do IFIP tem sido associado a uma equipa de membros eleitos para mandatos de 3 anos cada (com a possibilidade de uma reeleição, com exceção do secretário honorário e do tesoureiro, cujos mandatos não são limitados, de forma a garantir um trabalho contínuo nessas áreas).

O trabalho técnico é desenvolvido pelos Comités Técnicos e os seus diversos Grupos de Trabalho, que elegem seus membros entre a comunidade científica.

Esta organização criada em plena Guerra Fria foi uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, como importante ponto de encontro, onde cientistas de ambos os hemisférios se reuniam para discutir ciência, para além de qualquer controvérsia política.
Acquisition information
Depósito em novembro de 2017.
Arrangement
Funcional
Other finding aid
Base de dados de descrição arquivística.
 
Lang=pt   Lang=