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Classification scheme
MON/OF
Ordem dos Franciscanos
1651/1842
PC
Província da Conceição
1705/1773
PP
Província de Portugal
1651/1727
PS
Província da Soledade
1717/1753
0007
Breve apostólico e súplica
1701/1702
0008
Cartas pastorais
1799/1801
0010
Pareceres jurídicos e sumário de Bula
000001
Certidão autêntica passada pelo secretário do capº geral dos religiosos de S. Francisco, celebrada na Corte de Roma
1750/1750
000002
"Começa a terceira regra de S. Francisco, chamada de penitência ordenada e confirmada por o Papa Leão X, na forma seguinte."
000003
"Exposição da Regra dos Frades Menores (Franciscanos)"
1663/1663
000004
"Tratado da Ordem Judicial e Visitas concernente ao ofício de Provincial, Visitador ou Delegado"
1691/1691
000005
"Pompa fúnebre metódica para uso das religiosas do Grande Patriarca S. Francisco conforme os Ritos Romano e da mesma Ordem Seráfica"
000006
"Processionale Romano Seraficum ad usum Fratrum Minorum Strictionis Observantiae Procinciae Solitudinis"
000009
Culto nas igrejas
1842/1842
Ordem dos Franciscanos
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Ordem dos Franciscanos
Description details
Record not reviewed.
Description level
Fonds
Reference code
PT/UM-ADB/MON/OF
Title type
Atribuído
Production dates
1651
to
1842
Dimension and support
22 do.; papel
Holding entity
Arquivo Distrital de Braga
Producer
Ordem dos Franciscanos
Custodial history
Em 30 de maio de 1834 foi publicado o decreto que determinou a extinção das Ordens Religiosas, primeiro as masculinas e, depois, as femininas. No mesmo ano, formulou-se o regulamento de transferência dos bens destas ordens para a Fazenda Nacional. Por arrasto, também os cartórios monásticos foram nacionalizados pois neles se conservavam os títulos de posse e a documentação indispensável à administração dos referidos bens.
Estas transferências não foram, na maioria dos casos, bem sucedidas, o que acarretou perdas irremediáveis, nalguns casos totais, no recheio de muitos destes cartórios. Como principais causas apontam-se o abandono a que muitos foram votados; os arrolamentos tardios; os incêndios; a apropriação por particulares; perdas durante o transporte e dádivas abusivas.
Em 1917, com a criação do Arquivo Distrital de Braga, todos os documentos existentes nestas repartições foram transferidos para as suas instalações no edifício dos Congregados. Em 1936, ocorreu uma nova transferência, agora para o Paço Arquiepiscopal de D. José de Bragança, atuais instalações deste Arquivo, onde foram colocados no chamado Salão Paroquial.
Em 1966, José Mattoso procedeu ao inventário da documentação relativa aos mosteiros beneditinos e em 1983 decidiu-se dar continuidade a este trabalho, inventariando os restantes fundos monásticos e que culminou com a publicação, em 1985, do Inventário do Fundo Monástico Conventual, pelo Arquivo Distrital de Braga.
Acquisition information
Documentação transferida em maio de 1917 da Repartição de Fazenda do Distrito.
Scope and content
Documentação geral
Arrangement
Documentação agrupada em sub-fundos e nestes ordenada cronologicamente.
Access restrictions
Acessível, exceto unidades em mau estado de conservação e restrições previstas no regime geral dos arquivos e lei do património cultural (Decreto-Lei nº16/93, de 23 de janeiro e Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro).
Other finding aid
Base de dados de descrição arquivística