Available services

Partilhar

Working Group 2.1, Algoritmi Languages and Calculi

Grupo de Trabalho 2.1

Description level
Subsection Subsection
Reference code
PT/UM-ADB/ASS/IFIP/TC2-WG2.1
Title type
Formal
Date range
1959 Date is uncertain to 1998 Date is uncertain
Dimension and support
1509 docs.
Biography or history
O Grupo de Trabalho 2.1, criado sob os auspícios do Comité Técnico 2 do IFIP teve como contribuição original definir a linguagem de programação ALGOL 60, sendo um dos primeiros exemplos de colaboração verdadeiramente internacional em ciência da computação e deixando uma marca indelével no mundo como o conhecemos na atualidade.

No desenvolvimento da sua atividade encontramos nomes como Peter Naur, Edsger Dijkstra, Adriaan Van Wijngaarden, Niklaus Wirth, Willem van der Poel, Charles Lindsey, Chris Cheney, Andrei Ershov, Brian Randell, John MacCarthy, e muitos outros.

Salientam-se os seguinte:

WILLEM VAN DER POEL

Nasceu a 2 de dezembro de 1926 em Haia, na Holanda. Frequentou a Universidade de Tecnologia de Delft (Technische Hogeschool, Delft). No ano de 1956 obteve o grau de Doutor em Matemática e Física com uma tese intitulada "Os Princípios Lógicos de Alguns Computadores Simples", defendida na Universidade de Amsterdão, sendo o seu orientador Aad van Wijngaarden que, na sua época era o único professor de ciência da computação na Holanda e um dos seus pioneiros. Neste seu trabalho desenvolveu o seu programa ZEBRA, sob contrato da empresa inglesa Standard Telephones and Cables Ltd.

No ano de 1962 iniciou o Grupo de Trabalho 2.1, sobre o ALGOL (WG 2.1), da Federação Internacional para o Processamento de Informação (IFIP), onde foi chairman de 1962 a 1969, passando depois a participar no grupo como membro. Em junho de 1971 foi nomeado membro da Koninklijke Nederlandse Akademie van Wetenschappen (Academia Real de Ciências da Holanda).

Em julho de 1971, foi-lhe conferido o grau honorário de Doutor em Tecnologia pela Universidade de Bradford, na Inglaterra. No mesmo ano recebeu o prêmio Computer Pioneer do IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos).

Detém a Ordem de "Ridder in de orde van de Nederlandse Leeuw" (Cavaleiro na Ordem do Leão da Holanda) e encontra-se jubilado desde 1991.

CHARLES HODGSON LINDSEY

Cientista da computação britânico, da Universidade de Manchester, mais conhecido pela sua investigação em torno da linguagem de programação Algol 68. Foi o editor responsável pelo Relatório Revisto sobre Algol 68 e co-escreveu um livro inovador sobre a linguagem: A History of ALGOL 68.

Implementou a pesquisa do Algol 68 para o computador experimental MU5 da Universidade de Manchester e ainda manteve a implementação de um subconjunto chamado Algol 68S.
Scope and content
A documentação custodiada evidência um período de pioneirismo da História da computação, entre 1959 e 1998.

A sua proveniência geográfica espelha a internacionalidade deste grupo, ou seja, a documentação estava dispersa entre a Holanda, Universidade de Delft, à qual pertenceu o professor Willem van der Poel, chairman do Working Group 2.1, e a Inglaterra, na Universidade de Manchester com documentação do professor Charles Lindsey, fundador do Algol 68, e a Universidade de Cambridge com documentação do professor Chris Cheney que desenvolveu o Transput Task Force, dando continuidade ao desenvolvimento do Algol.
 
Lang=pt   Lang=