Plano de classificação

António de Araújo de Azevedo - Conde da Barca

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

António de Araújo de Azevedo - Conde da Barca

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/UM-ADB/FAM/FAA-AAA

Tipo de título

Atribuído

Título

António de Araújo de Azevedo - Conde da Barca

Datas de produção

1787  a  1817 

Dimensão e suporte

5788 doc.

Produtor

António de Araújo de Azevedo

História administrativa/biográfica/familiar

António de Araújo de Azevedo nasceu na freguesia de Santa Maria de Sá, em Ponte de Lima, no dia 14 de maio de 1754 e faleceu, solteiro, na chácara do Bom Retiro, no Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1817.Era o filho primogénito de António Pereira Pinto de Araújo de Azevedo Fagundes, senhor da casa de Sá, em Ponte de Lima, e de Marquesa Margarida de Araújo Azevedo, Senhora da quinta da Prova, em Ponte da Barca.Sucessor da Casa de Sá, António de Araújo e Azevedo herdou um importante património imobiliário, distribuído por morgados, quintas e prazos.Recebeu foro de Fidalgo cavaleiro em 9 de janeiro de 1781. Contudo, tornou-se distinto pela importância do seu desempenho no cenário político nacional e internacional da época, através dos cargos diplomáticos e ministeriais que exerceu em Portugal, no Brasil e noutros países, designadamente: Enviado Extraordinário em Haia (1787-1802), Ministro Plenipotenciário em Paris (1795-1798), Ministro Plenipotenciário em São Petersburgo (1802-1803), Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra (1804-1808; 1815-1817); Ministro do Reino (1807-1808; 1817), Ministro e Secretário de Estado da Marinha e dos Domínios Ultramarinos (1814-1817), Conselheiro de Estado (1807-1817) e Presidente da Real Junta do Comércio (1807; 1817).Acompanhou a Corte para o Brasil em 1807.Em dezembro de 1815, dia 17, recebeu carta de mercê do título de Conde da Barca.Foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, Grã-Cruz das Ordens de Cristo, de Torre e Espada, de Isabel a Católica de Espanha e Grã-cruz da Legião da Honra de França.Não teve filhos pelo que instituiu como seu herdeiro o irmão, João António de Araújo de Azevedo.

Âmbito e conteúdo

O arquivo pessoal do Conde da Barca é composto, para além dos documentos produzidos no âmbito da gestão do património familiar, por manuscritos relevantes para a história do Brasil colonial, das relações diplomáticas com Inglaterra, Países Baixos, Espanha, Alemanha, Rússia e França, assuntos militares relacionados com a defesa do reino, as Invasões Francesas e o Império Ultramarino.

Sistema de organização

Funcional.

Instrumentos de pesquisa

Base de dados de descrição arquivística

Unidades de descrição relacionadas

Portugal – Arquivo Nacional da Torre do Tombo – Fundo: Ministério dos Negócios Estrangeiros – Sub-fundo: Arquivo da Legação nos Países Baixos. Código de Referência: PT/TT/MNE-LPBBrasil – Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro – Coleção de ManuscritosBrasil – Arquivo Nacional do Rio de Janeiro – Negócios de PortugalBrasil – Museu Imperial de Petrópolis – Arquivo Histórico

Notas de publicação

Referência bibliográficaBARREIROS, José Baptista – Correspondência inédita entre o Conde da Barca e José Egídio Álvares de Almeida, Secretário Particular de El-Rei D. João VI. Braga: Delegação Bracarense da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, 1962.
Referência bibliográficaBARREIROS, José Baptista – Ensaio de biografia do Conde da Barca. Braga: Delegação Bracarense da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, 1965.
Referência bibliográficaQUEIRÓS, Francisco – O Conde da Barca e o Brasil. Coimbra: Coimbra Editora, 1944.
Referência bibliográficaCAPELA, José Viriato – António de Araújo de Azevedo e o Brasil. A importância do Arquivo de António de Araújo de Azevedo, 1º Conde da Barca, para a história do Brasil no fim do período colonial. “Bracara Augusta”. Braga: 1991/1992. Vol.XLIII, n.º 94/95, p.13-25.
Referência bibliográficaMALAFAIA, Eurico Brandão de Ataíde – António de Araújo de Azevedo. Conde da Barca. Diplomata e estadista. Braga: Universidade do Minho/Arquivo Distrital de Braga, 2004.MARCOS, João – O Conde da Barca na política europeia do pré-liberalismo. Porto: Editora Civilização, 1991.
Referência bibliográficaRODRIGUES, Abel – A colecção de gravuras do Arquivo Distrital de Braga: estudo e catálogo. “Forum”. Braga: Conselho Cultural de Universidade do Minho, 2004. N.º 35, p. 61-171.
Referência bibliográficaRODRIGUES, Abel – Sistema de informação da família Araújo de Azevedo. Estudo orgânico-funcional aplicado ao cartório da Casa de Sá. “Actas do 1º Congresso Internacional Casa Nobre: um património para o futuro”. Arcos de Valdevez: Município dos Arcos de Valdevez, 2007, p. 85-137.